06/12 - Contabilidade na TV


Os 27 representantes dos CRCs que compõem o projeto Jovens Lideranças Contábeis, instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), estiveram reunidos na sede da entidade, em Brasília (DF), na manhã de terça-feira (5), para avaliarem e discutirem os trabalhos realizados pelo grupo nesses últimos dois anos, além de planejarem as ações para o próximo ano.

O vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, que é o coordenador nacional do CFC Jovem, disse que, nos últimos 10 anos, o CFC ultrapassou um “pouco mais” as missões institucionais da entidade, não se limitando apenas ao Registro,  Fiscalização e Educação Continuada. “O CFC tem se dedicado a mostrar, também, a importância da profissão contábil, valorizando a imagem do profissional e a aproximação com a sociedade por meio das ações”, destaca Bezerra.  Atualmente, existem mais de 530 mil profissionais registrados em todo o País.

De acordo com Bezerra, há mais de 400 mil estudantes no país cursando Ciências Contábeis. “O CFC Jovem tem o objetivo de aproximar esses estudantes do Sistema CFC/CRC, além de dar o devido apoio aos futuros profissionais”, pontua.

O apoio citado pelo vice-presidente refere-se a cursos, eventos e palestras em eventos realizados pela classe contábil para formação e capacitação de jovens, principalmente em Instituições de Ensino Superior, para que os estudantes conheçam as ações e os projetos desenvolvidos pelos Conselhos Federal e Regional de Contabilidade. “Assim como tantos outros projetos desenvolvidos, o projeto Jovens Lideranças Contábeis é parte das ações do Sistema CFC/CRCs e está contido na estratégia de gestão dos Regionais”, afirma Alencar.

Na oportunidade, o vice-presidente fez uma breve apresentação do Projeto, quais são os objetivos e a importância das comissões nos estados brasileiros. Em seguida, os representantes das comissões estaduais e coordenadores regionais falaram sobre os trabalhos que estão sendo realizados nos estados.

Para saber mais
O projeto tem sua origem na gestão do presidente Alcedino Gomes Barbosa (2002/2003), ocasião em que foi lançado o primeiro periódico com participação direta do movimento estudantil e em que foi criado o Projeto de Integração Estudantil. Posteriormente, na gestão da presidente Maria Clara Cavalcante Bugarim (2006/2007 e 2008/2009), criou-se o Projeto CFC Jovem.

Na gestão do presidente Juarez Domingues Carneiro (2010/2011 e 2012/2013), o projeto começava a tomar ainda mais força. Em uma reunião realizada nos dias 28 e 29 de março de 2013, na cidade de João Pessoa (PB), ficou definido que a comissão passaria a se chamar “Comissão de Jovens Lideranças Contábeis”.

Buscando sempre o melhor para o projeto, considerado muito importante para o Sistema, o atual presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, iniciou o seu mandato, já em seu discurso de posse, dizendo: “Uma das metas do meu mandato é formar, incentivar e preparar jovens lideranças”.

A atual Comissão Nacional de Jovens Lideranças Contábeis foi constituída pela Portaria CFC n.º 048/2016. Dentre os objetivos, destaque para despertar nos alunos de ensino médio (escolar) o interesse para o curso de Ciências Contábeis, demonstrando o valor da profissão contábil; disseminar entre os jovens profissionais a importância e a força política e social da classe contábil no Brasil; e promover projetos de capacitação para as oportunidades, diante das diversas áreas de atuação da profissão.

Por Fabrício Santos / Portal CFC

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!

0 comentários:

Postar um comentário